quinta-feira, 7 de março de 2013

VIROSE

Que mãe nunca passou pela temida situação de ver seu pequeno doentinho, leva-lo ao médico e ouvir "fica tranquila é SÓ uma virose"...é bem difícil ficar tranquila quando seu baby está com febre, diarréia e sem apetite né?
A Mari pegou virose algumas vezes, e alguns cuidados ajudaram a enfrentar as virose de forma mais tranquila e mais rápida também...suas viroses não duram mais que 2 ou 3 dias.

  • Sintomas - A virose sempre está associada a diarréia, febre, as vezes vomito, falta de apetite, irritação...aparecendo qualquer um dos sintomas procure um pediatra para ter o diagnóstico correto. Os sintomas da virose é comum em muitas outras doenças, por isso vale a pena pedir ao médico um exame de sangue, urina e fezes para ver se realmente é uma virose comum.
  • Tratamento - Os médicos sempre dizem para dar muito líquido, frutas e legumes...mas não é qualquer tipo. Alguns alimentos soltam o intestino e aumentam a diarréia. Fique atento aos alimentos que prendem e soltam o intestino.
  1. Alimentos que prendem: 

  1. Arroz, Mandioca, Bolacha Água e Sal, Cará, Cenoura Cozida, Cajú, Biscoito, Gelatina, Pão Branco, Maçã, Banana Prata, Banana Maçã, Maisena, Batata Salsa (Batata Baroa, Mandioquinha), Limão, Goiaba e Batata.

  1. Alimentos que Soltam o intestino:

  1. Mamão, Abóbora, Almeirão, Pão de Centeio, Repolho, Jaca, Laranja, Abacate, Banana Nanica, Tomate, Uva, Aveia, Melão, Amendoim, Arroz Integral, Pão Integral, Macarrão Integral. Pepino, Figo, Couve, Espinafre, Ervilha, Ameixa, Vegetais folhosos, Melancia, Lentilha, Pimentão, Alface, Agrião, Iogurte Natural, Feijão, Jiló, Manga, Vagem, Milho e Abacaxi.
  • Para hidratar - nada de água de coco, ela solta o intestino. O ideal é um soro líquido chamado Pedialyte 45, você encontra em qualquer farmácia e tem em vários sabores. A Mari toma o de framboesa como se fosse suco...rs....nem parece que é remédio. Ele é vendido sem receita médica e é só seguir as orientações da bula.
Soro Pedialyte 45 - 17 reais
  • Para febre - em uma das viroses da Mari, estávamos viajando e a ela tinha um febre que persistia...a médica que atendeu a Mariana me passou um truque muito eficiente para a febre passar. Se for aquele febre baixa e persistente, alterne os remédios. Dê primeiro o tylenol bebê e após 4 horas dê o dipirona gotas 50mg, para a Mari sempre resolve. Lembrando que todo bebê só pode ser medicado quando a temperatura corporal estiver acima de 37,8 graus.



OBS: Os perigos da virose são a desidratação e a febre alta...caso ela persista ou seu filho se recuse a ingerir líquidos ou vomite, volte ao pediatra...em caso de febre acima de 38,5 graus leve seu filho ao hospital...

=***sss no coração de todos!!!