domingo, 31 de março de 2013

VACINAÇÃO

Desde que nossos pequenos nascem sabemos que vem um monte de vacinas por aí, mas sempre rola aquela dúvida de quando, quais são as vacinas, quais os postos de saúde oferecem gratuitamente e quais você deve procurar clínicas particulares, quais são as reações e o que fazer quando elas aparecem...hoje vou falar sobre tudo isso.
A primeira coisa é que a vacinação é um mal necessário, ainda tem mãe ou pai com aquele pensamento "mas judia tanto da criança"...vacinar é prevenir contra doenças que podem levar até a morte...quem dera tivesse vacina para braço quebrado, tombo da escada, corte no dedo, infelizmente essas coisas nos pais não podemos evitar...mas algumas sim e por isso manter a vacinação do seu filho em dia é uma obrigação!


  • Calendário da vacinação oferecido pelos postos de saúde públicos

IdadeVacinaDosesDoenças que imuniza
Ao nascerBCG-IDdose únicaFormas graves de tuberculose

Hepatite B1ª doseHepatite B
2 mesesVacina Pentavalente (DTP + Hib + HB)1ª doseDifteria, tétano, coqueluche, meningite e outras infecções causadas pelo Haemophilus influenzae tipo b, Hepatite B

VIP (vacina inativada contra pólio - injetável)1ª dosePoliomielite (paralisia infantil)

VORH (Vacina Oral de Rotavírus Humano)1ª doseDiarréia e desidratação causada por rotavírus

Vacina Pneumocócica 10 (conjugada)1ª dosePneumonia, otite, meningite e outras doenças causadas pelo Pneumococo
3 mesesVacina Meningocócica C (conjugada)1ª doseDoença invasiva causada por Neisseria meningitidisdo sorogrupo C
4 mesesVacina Pentavalente (DTP + Hib + HB) 2ª doseDifteria, tétano, coqueluche, meningite e outras infecções causadas pelo Haemophilus influenzae tipo b, Hepatite B

VIP (vacina inativada contra pólio - injetável)2ª dosePoliomielite (paralisia infantil)

VORH (Vacina Oral de Rotavírus Humano)2ª doseDiarréia e desidratação causada por rotavírus

Vacina Pneumocócica 10 (conjugada)2ª dosePneumonia, otite, meningite e outras doenças causadas pelo Pneumococo
5 mesesVacina Meningocócica C (conjugada)2ª doseDoença invasiva causada por Neisseria meningitidisdo sorogrupo C
6 mesesVacina Pentavalente (DTP + Hib + HB)3ª doseDifteria, tétano, coqueluche, meningite e outras infecções causadas pelo Haemophilus influenzae tipo b, Hepatite B

VOP (vacina oral contra pólio - gotas)3ª dosePoliomielite (paralisia infantil)

Vacina Pneumocócica 10 (conjugada)3ª dosePneumonia, otite, meningite e outras doenças causadas pelo Pneumococo
9 mesesFebre amareladose inicialFebre amarela (em áreas endêmicas)
12 mesesVacina Tríplice Viral (SRC)1ª doseSarampo, rubéola e caxumba

Vacina Pneumocócica 10 (conjugada)reforçoPneumonia, otite, meningite e outras doenças causadas pelo Pneumococo
15 mesesVacina Tríplice Bacteriana (DTP)1º reforçoDifteria, tétano e coqueluche

VOP (vacina oral contra pólio - gotas)reforçoPoliomielite (paralisia infantil)

Vacina Meningocócica C (conjugada)reforçoDoença invasiva causada por Neisseria meningitidisdo sorogrupo C
4 anosVacina Tríplice Bacteriana (DTP)2º reforçoDifteria, tétano e coqueluche
Vacina Tríplice Viral (SRC)2ª doseSarampo, rubéola e caxumba


Até 12 meses o calendário de vacinação da rede pública de saúde é completo, não tem nenhuma vacina que a criança deve tomar que a rede pública não ofereça...a partir de 1 ano existem 3 vacinas não oferecidas pela rede pública.
  • Vacina contra gripe comum (influenza) e gripe suína (H1N1) - A vacina contra a gripe comum é oferecida pela rede pública de saúde normalmente entre o período de abril até maio para crianças maiores de 6 meses e menores de 2 anos...porém nas clínicas particulares a vacina é mais completa, é contra a influenza e contra a H1N1, por isso vale a pena procurar uma clínica particular. A vacina pode ser tomada a partir dos 6 meses, e dependendo da idade da criança é dividida em duas doses. Cada dose custa entre 30 e 50 reais.
  • Vacina contra a catapora (varicela) - Pode ser dada a partir de 1 ano, é dose única e custa entre 120 e 200 reais. Apesar de não causar nenhuma seqüela grave, a catapora é uma doença contagiosa e muito sofrida para a criança pois causa uma coceira insuportável. Para crianças que freqüentam creches e escolinhas eu considero fundamental pois é mais fácil de contrair a doença...vacinei a Mari assim que ela completou 1 ano, vale muito a pena!
  • Hepatite A - A hepatite A é uma doença transmitida por pessoas infectadas pelo vírus VHA ou por alimentos contaminados e é contraída principalmente na infância. Apesar de ser benigna é uma doença preocupante e grave pois produz uma inflamação no fígado. A vacina também pode ser dada a partir de 1 ano, em dividida em duas doses. A segunda dose é 3 meses após a primeira. Cada dose custa entre 60 e 100 reais.
  • Para as meninas vacina contra o HPV - O HPV é o vírus causador do câncer de colo de útero, que afeta hoje no Brasil quase 20 mil mulheres. O câncer do colo de útero é uma doença silenciosa, porém pode ser prevenida através da vacinação. Pode ser dada entre os 9 e 26 anos de idade, e é dividida em três doses. Cada dose custa em média de 300 a 500 reais.

Efeitos colaterais

  • Os efeitos colaterais são comuns em crianças, normalmente um inchaço onde a vacina foi aplicada, uma febre controlada por um ou dois dias e as vezes diarréia. Para amenizar o local da aplicação evite tocar, quando der banho lave levemente, e se tiver muito inchado aplique bolsa de gelo. Para a febre acima de 37,8 graus tylenol bebê, ou o que você tiver acostumado. Se a febre estiver alta, ou qualquer sintoma persistir por mais de dois dias, procure o pediatra. Qualquer outra reação não é comum, por isso é bom sempre observar .

=***sss no coração de todos!!!