terça-feira, 26 de fevereiro de 2013

MARIANA E A BRONQUITE

Estou no pique de falar das ites, último post sobre a Dermatite e hoje vou falar sobre a Bronquite.
Quando eu comento com alguém que a Mariana sofre de Bronquite Alérgica, sempre me enchem de perguntas de como eu lido com isso, se ela faz tratamento, se tem resultado, se ela tem crises frequentes...por isso vou falar tudin sobre essa coisinha chata que é a Bronquite Alérgica, que deixou minha pequena doente por muito tempo.
  • A bronquite alérgica - é uma inflamação crônica das vias respiratórias, os sintomas são ronqueira, rinite e tosse...a alergia pode atacar por causa de pó, cheiros fortes de produtos de limpeza, ácaros, etc...
  • Na Mari o principal sintoma é uma ronqueira no peito, e normalmente ataca quando o clima muda, durante a noite e quando ela tem contato com pó...
  • O diagnóstico - depois de muitas idas e vindas ao hospital,e ao antigo pediatra, crises e crises tratadas somente com xarope, inalação e as vezes antibiótico...e nenhuma resposta sobre o que era aquilo que deixava minha filha irritada, com ronqueira, nariz escorrendo e tosse...A mudança de pediatra foi inevitável e depois de descrever todo o histórico, mostrar todas as receitas, falar de todas as idas para o hospital que chegavam a ser 5 em uma única semana...falar das noites sem dormir, falta de apetite, tosse que terminava em vômito...a resposta que nunca aparecia veio na primeira consulta "Bronquite Alérgica" seguido de "é crônico, tem tratamento e ela ficará ótima"...para alívio do meu coração de mãe.
  • O tratamento - a médica me passou um tratamento para 6 meses, com o Singulair Baby 4mg. Ele é um pó para colocar na comida, eu coloco na mamadeira das 20h, e ela toma tudinho e nem percebe o remédio. Depois de 3 meses de tratamento com o Singulair Baby, foi lançado o mesmo medicamento por outro laboratório, o Montelair 4mg...a médica me aconselhou a usar o Montelair que é bem mais barato, mesma composição e mesmo efeito, mas é bem difícil de encontrar nas farmácias. Além do Montelair, a doutora passou também o um spray nasal chamado Nasonex, espirro uma vez por dia em cada narina...sempre na parte da noite.
Singular Baby - 125 reais


Spray Nasal Nasonex - 45 reais

Não achei a foto do Montelair, mas ele custa em média 38 reais
  • Em casa - todo muito cuidado com o pó, aqui o aspirador de pó reina...tudo tem que estar sempre limpo  e sem poeira.
  • O tratamento da Mari com o Montelair acaba amanhã, e durante esse 6 meses de tratamento ela só teve uma crise porque teve contato com muito pó. Estou ansiosa para ver como ela vai reagir sem remédio, a médica disse que podemos tentar fazer o tratamento somente 1 vez por ano, toma 6 meses e para por 6 meses...isso se ela ficar bem sem o remédio...depois conto para vocês
Nos momentos de crise...
Para os momentos de crises muita inalação....a Mari por indicação médica faz inalação com dois remedinhos, o  Berotec e o Atrovent. Pergunte para o pediatra do seu filho sobre eles, lembrando que são remedios fortes e que em dosagem incorreta podem causar parada cardíaca...então nada de ir na farmácia comprar sem antes falar com o médico....não coloque a vida do seu filho em risco
Os cuidados básicos de nunca dar banho a noite, se for preciso, não lavar o cabelo...não expor a criança a vento, sereno, evite sair a noite de casa...fiquei um bom tempo sem sair de casa depois das 18hs, rs...e sempre que a crise estiver forte, que tiver febre, que você perceber que seu pequeno está com dificuldade para respirar vá ao pediatra ou ao hospital.


Os inaladores da INALAR são ótimos...tenho o da Mari faz mais de um ano e nunca deu problema



Fique alerta...
A bronquite enfraquece o pulmão, o que facilita a entrada de vírus e bactérias...por isso tem que ficar alerta. O que eu achei que era uma crise forte na Mari (antes do tratamento) era uma pneumonia. Eu sou mãe coruja, qualquer crise corria com ela para o hospital ou para a pediatra, e foi o raio x que diagnosticou a Pneumonia, eu fiquei sem chão...ela não precisou ficar internada, tomou fortes antibióticos e fazia inalação 3 vezes por dia...e ficou bem!!

OBS: Lembrando que o post de hoje é para contar a minha experiência como mãe, o que passei e como a Mari melhorou depois do tratamento certo....todo medicamento que indiquei é vendido somente com receita, por isso consulte o pediatra do seu baby sobre esses remédios e se você pode tentar usa-los.

=***sss no coração de todos!!!