quarta-feira, 6 de fevereiro de 2013

HORA DO PEDIATRA

Entre as difíceis escolhas que uma mãe tem que fazer, acredito que a de maior impacto na saúde do baby é a escolha do pediatra, afinal a saúde do seu pequeno e muito frágil e até os dois anos exige muitos muitos cuidados.
Eu sempre tive uma boa visão de pediatra, desde que me conheci por gente até quando o meu plano de saúde aceitou que eu me consultasse com um pediatra, isso com 18 anos, eu sempre fui ao mesmo médico, por qual tenho um carinho sem tamanho. O Dr Luiz Paulo, era o tio, que pedia gentilmente para eu abrir a boquinha, isso até os meus 18 anos...rs
Quando eu pensava em um pediatra para a filha pequena, era nisso que eu pensa. A primeira consulta da Mariana tive a oportunidade de leva-la até meu querido médico da infantil, e foi maravilhoso.
Mas depois, morando muito longe, uma cidade onde eu não conhecia praticamente ninguém, a Mariana com 1 mês, e precisando de uma consulta e de pediatra para as consultas de rotina, tive que pedir indicações e arriscar.
A primeira pediatra que a levei foi traumatizante, ela parecia ter medo de tocar na Mariana e quando falava comigo e com meu marido parecia dar bronca a todo tempo, sem motivo...e na primeira consulta passou vários remédios para ela tomar, o que nos assustou ainda mais. 
Era hora de procurarmos outro pediatra, que pelo qual tenho um carinho grande por ter cuidado da Mariana até os 11 meses...sempre nos deixou muito seguro quando falava de algum problema que a Mariana tinha, quando era uma simples infecção, ou um resfriado...ou o caso de um antibiótico. Mas cometeu a grande falha de não diagnosticar e nem tratar a bronquite alérgica da nossa pequena, o que nos levava semanalmente ao hospital, pois tirando as consultas que eram marcadas mensalmente, era impossível ser atendida duas vezes no mesmo mês.
Eu tinha medo de levar a Mariana em outro pediatra que não conheci a história dela, todo o controle médico...mesmo tempo em casa em uma pasta todas as receitas, os pesos, medidas e anotações...me sentia insegura para procurar outro profissional, afinal apesar de algumas falhas, ele era excelente, um médico carinhoso, que sabia conversar com os pais...mas depois de mais de 15 idas ao hospital em um único mês por causa de crises alérgicas, trocas de remédios e respostas que nenhum plantonista me dava eu criei coragem.
Em uma dessas idas ao hospital conheci uma médica muito delicada e preocupada com a Mariana, pela qual me encantei, perguntei se ela poderia atender a minha pequena para as consultas de rotina e ela me passou seu telefone.
E posso dizer que a quase um ano tratando a Mariana, esse é o único tipo de pediatra que deveria existir...aquele que sabe que está lidando com a saúde de um ser frágil, que precisa de muita atenção e muitos cuidados...além de diagnosticar e tratar a bronquite alérgica da Mariana, quando ligo para uma consulta de emergência ela está sempre pronta para atender, mesmo que eu ligue para perguntar sobre uma tosse que apareceu, ela pede para levar a Mariana ao consultório...além de passar o número do seu celular e da sua casa, o que graças a Deus, ainda não precisei ligar.
Resumindo toda essa longa história, mães e pais vocês precisam se sentir seguros em relação ao pediatra do seu filho, por mais frágil que seja a saúde de uma criança, se ela vive doente e o médico não encontra um tratamento, ou não encontra o problema, vale a pena sim levar em outro médico.
Desde quando a Mariana começou a tomar o remédio diário próprio para bebês que sofrem de bronquite, ela nunca mais teve nenhuma crise...se ela tivesse sido diagnosticada e tratada antes, teria evitado muito sofrimento para a minha pequena e uma pneumonia que ela teve devido ao enfraquecimento dos brônquios.
Existem sim pediatras como antigamente, pediatra tem que ser carinhoso, tem que saber lidar com a criança, tem que brincar, tem que dar bexiga ou pirulito quando a consulta acaba....tem que ter o consultório cheio de bichinhos e brinquedos...isso é pediatra, o resto é médico e médico não cuida de criança...quem cuida é pediatra



E não se esqueça, até completar 2 anos de idade seu pequeno deve ir ao pediatra mensalmente e sempre que necessário

=****sss no coração de todos!!!