quinta-feira, 14 de fevereiro de 2013

AMAMENTAÇÃO!!!

Para quem nunca foi mãe, ou para quem está engravida imagina que o ato de amamentar é algo simples e natural. Quando vemos uma mãe amamentando parece que é tudo tão fácil, que o baby nasceu, pegou o peito e mamou, e foi lindo!!
Masssss, infelizmente não é assim...a única coisa que realmente é verdadeira em toda essa história é que o leite materno é fundamental para seu baby e que a amamentação é uma prova de amor...ainda mais porque ai vai a realidade "AMAMENTAR DÓI".
Hoje vou dar algumas dicas para tornar as primeiras etapas da amamentação algo mais fácil, lembrando que os preparativos começam ainda na gravidez.


  • Já na gravidez para preparar o bico dos seios você deve usar as conhas de amamentação para dormir, todos os dias...todos os meses...ela vai ajudar a formar um bico nos seios, facilitando para o baby mamar e evitando que machuque o restante dos seios. As conhas podem ser encontradas em qualquer farmácia ou loja de artigos para bebê, custam entre 30 e 90 reais, de várias marcas, em silicone ou plástico duro.

  • Para algumas mulheres o vinda no leite é natural, muitas vezes antes do bebê nascer o leite já está saindo...mas para outras não, isso vai do organismo e até do psicológico...caso o leite não "desça" ou não seja o suficiente para alimentar seu pequeno, nada de tomar cerveja preta, comer canjica, e fazer aquelas simpatias absurdas que muita gente fala por ai...existem remédios próprios para auxiliar na produção o leite materno, consulte seu ginecologista ou o pediatra.
  • Quando você já estiver amamentando e os seios estiverem rachados, com fissuras...a Millar é uma ótima pomada para tratar e aliviar a dor, passe após amamentar e sempre limpe os seios na próxima vez que for amamentar...custa entre 30 e 40 reais, e você encontra em qualquer farmácia e não precisa de receita para comprar.
  • Outra coisa que facilita também, ainda mais quando os seios estão bem doloridos, é retirar o leite com uma bomba coletora e dar ao seu pequeno da forma que você achar mais adequada, alguns médicos aconselham a usar um copinho plástico de café, outros acreditam que não tem problema usar as famosas "chuquinhas" aquelas mamadeiras pequenas. As bombas coletores podem ser manuais ou elétricas, custam entre 30 e 300 reais. Os modelos mais simples é possível encontrar em qualquer farmácia, as elétricas é mais fácil e mais barato encontrar na internet. Não se esqueça que o leite após coletado só pode ficar na geladeira por 24hs, para saber mais sobre como coletar e armazenar vale a pena ler o link da Revista Nutri Web http://www.nutriweb.org.br/n0201/armazenamento.htm

  • A MINHA AMAMENTAÇÃO - Como vocês já sabem, descobri minha gravidez um pouco tarde e por isso não tive a oportunidade de me preparar...quando a minha pequena nasceu os seus seios não tinham preparação nenhuma para amamentar e muito menos produção de leite. Foi com muita persistência, muita dor, muitos remédios, muita pomada, que consegui amamentar a Mari até os 3 meses, mas complementando com o leite artificial. Mesmo com remédio a quantidade de leite não era o suficiente, hoje acredito que o meu "bloqueio" na produção foi psicológico, mas sei que fiz o possível para amamenta-lá...
Mariana com uma semana de vida tomando leite materno no copinho!!


=***ssss no coração de todos!!!!