terça-feira, 9 de setembro de 2014

VAMOS PARA A AULA?

Comigo foi assim, eu sonhava em colocar a Mariana na escolinha quando ela tivesse com uns 3 aninhos, falando bem, para voltar para casa me contando tudo o que aconteceu lá.
Mas o que uma mãe de primeira viagem aprende rapidinho é que nada sai como o planejado...rs
Foi então, na consulta mensal de 2 anos e 3 meses da Mari, que a pediatra me orientou a coloca-la na escolinha, para ajudar no desenvolvimento dela. Como a Mariana não tinha contato com outras crianças com freqüência, e pela seu nascimento prematuro, o convívio com outras crianças ajudaria principalmente no desenvolvimento da fala.
E com meu coraçãozinho apertado, fui visitar algumas escolinhas para matricular minha pequena meio período. Algumas dicas para encontrar a escola que mais se enquadre no que você espera:
  • Pergunte para todas as mamães que você conhece sobre a escola dos seus filhos, o que elas acham, o que já aconteceu de diferente, como a escola resolve problemas do dia-a-dia, por mais que a mãe ame a escola, sempre vai ter um porém que pode te ajudar a avaliar melhor a escola.
  • Não tenha receio de visitar quantas escolas forem preciso, e se por intuição de mãe você achar que a escola não é boa, siga sua intuição.
  • Na ida a escola pergunte tudo, o legal é você fazer uma listinha em casa sobre tudo que tem dúvida, assim na visita você não esquece de nada. Pergunte sobre o horário, a segurança na escola, as propostas pedagógicas, a equipe da escola, como a escola resolver problemas entre os alunos, quantos alunos tem na sala, quantas professoras, quanto monitoras, etc.
  • Veja se a escola atende as suas necessidades de horário, algumas escolas já oferecem os lanches, outras escolas oferecem transporte, outras dão até banho nas crianças.
  • Se possível visite em período de aula, é melhor para ver os cuidados, a organização da escola, a limpeza, se o espaço físico comporta todas as crianças matriculadas.
  • Não fique impressionada pelo espaço físico da escola, não adianta ter uma excelente estrutura se os profissionais não são tão excelentes assim.
  • Seu pequeno tem que gostar da escolinha, leve-o para conhecer a escola escolhida.
Escolhida a escolinha, vem o material (depois vou fazer um post sobre dicas bem legais) e a fase de adaptação.
Sobre essa fase eu só posso dizer "paciência e muita coragem". Para as mamães que como eu vivia o dia todo grudadinha com a minha pequena, confesso que foi bem mais difícil para mim do que para ela.
Eu dei preferência em colocar a Mari no período da manhã, assim ficamos com as tardes livres para aproveitar juntinhas e matar a saudade das manhãs.
Começamos assim, no primeiro dia a Mari ficou durante duas horas na escolinha, e então fui busca-lá e para a minha surpresa, ela não quis ir embora. E assim foi no segundo, terceiro, quarto, quinto e sexto dia.
Após a primeira semana ela teve o que podemos chamar de retrocesso, o que é normal, na primeira semana tudo é novidade, mas depois já se torna rotina, por isso ela começou a ter pequenas crises de choro quando eu a deixava na escolinha. Meus olhos se enchiam de lágrimas, mas eu sabia o quanto ela precisava desse convívio escolar, e então fui insistindo, para ela não sentir tanto eu busca um pouco mais cedo, e foi assim durante a segunda semana toda...e depois disso ela pegou gosto pela escola, e aos sábados e domingos ela perguntava "cadê a escolinha mamãe?"
Dói demais ver nossos filhos crescendo, queremos sempre manter eles nas nossas asas, mas é necessário e apesar de ficar tristinha por não te-la comigo mas nas manhãs, ver ela feliz na escolinha, fazendo atividades, brincando, compartilhando com os amiguinhos, não tem preço.

Mariana - com 3 anos - esses dias atrás aprendendo sobre as flores na escolinha


=***sss no coração de todos!!!