terça-feira, 17 de janeiro de 2012

HORA DA ROTINA

Enfim a correria do final do ano e das viagens acabou, agora consegui colocar tudo de volta nos eixos, inclusive os horários da Mariana. 

Uma coisa que muitas mães me perguntam é "se a Mari tem uma rotina e como foi fazer essa rotina" 
Então vamos lá...falar sobre como criar horários e a importância desses horários para o seu bebê.


Eu demorei um pouquinho para criar horários para a minha pequena, porque eu não sabia nem como começar. A Mariana tinha os horários todos desregulados, dormia muito tarde, acordava tarde e eu ficava um caco tentando fazer os horários dela. Até que chegou um momento em que não dava mais, entendi que a Mariana precisava de uma rotina, precisava entender que na vida tem hora para tudo e que a mamãe sabe quais são os melhores horários. Essa decisão casou com o momento perfeito, ela estava começando a comer as papinhas e é fundamental estabelecer horário para as refeições.
Percebi que com a rotina a Mariana passou a dormir melhor, mais cedo, acordar mais cedo, aproveitar o dia, as vantagens são inumeras. 
Confesso que sofri bastante para conseguir chegar nos horários, mas consegui. Meu primeiro passo foi estabelecer uma hora para ela acordar e assim foi por duas semanas, eu acordava ela, ela podia enrolar, não querer acordar, mas acordava. Mesmo que fosse para ela acordar, mamar e dormir, mas ela acordava e isso já fazia uma total diferença a noite, ela começou a dormir mais cedo.
E então em uma planilha que coloquei na porta da geladeira, eu determinei horários, que sigo a risca. Ainda não é como eu queria, eu gostaria muito que a Mari dormisse mais cedo (antes ela dormia as 4 da manhã, hoje dorme as 23:00), mas já deu muita diferença de antes, por mais que nós, mães e pais, queremos mudanças rápidas, temos que ter paciência.

09:00 - hora de acordar
09:10 - mamadeira
10:30 ao 12:00 - sonequinha
12:00 - almoço
12:20 - sobremesa
13:30 - suquinho
15:00 - mamadeira
16:30 - fruta ou danoninho (dou danoninho 2 vezes por semana)
16:30 às 18:00 - sonequinha
18:00 - jantar
20:30 - mamadeira
23:00 - mamadeira para dormir

=*sss no coração de todos