No começo as minhas papinhas ficavam horríveis e a Mari definitivamente não gostava daquela gororoba, demorou um pouquinho, mas eu aprendi e hoje a minha pequena devora toda a papinha que estiver na frente.
Hoje vou explicar para você mamãe ou papai de primeira viagem, como fazer uma papinha deliciosa para seu bebê.
O que comprar para papinha
- Carne - O pediatra da Mariana me indicou como carne o músculo bovino (rico em proteína). Então compro 1 Kg (é o suficiente para uma semana) cortado em pedaços, como se fosse para fazer como carne de panela. Em casa separo em saquinhos, em cada saquinho coloco 2 pedaços de carne e congelo. Antes de fazer a papinha, descongelo um saquinho.
- Legumes - Quanto aos legumes, você pode usar e abusar do cardápio. Abóbora (cabotia, moranga, verde), mandioca, mandioquinha, batata (inglesa, doce), cenoura, chuchu, inhame, batata yacon (apesar de ter uma aparência meio estranha, ela é muito rica em nutrientes), beterraba.
- Temperos - sal, oléo de soja ou girassol, azeite de oliva extra virgem (você pode usar também salsinha, cebolinha, alho, cebola)
Como fazer
- Primeiro na panela de pressão frite a carne em uma quantidade bem pequena de óleo de soja ou de girassol, depois coloque água, o suficiente para cobrir os dois pedacinhos de carne (pouca água). Deixe a carne cozinhar por 10 minutos.
- Segundo, lave bem dois tipos de legumes, descanse, lave novamente. Corte em pedaços não muito pequenos. Coloque-os na panela de pressão. Cada legumes tem seu tempo de cozimento, por exemplo batata e cenoura você pode deixar na pressão por mais 20 minutos (para mandioquinha, chuchu, inhame, yacon - deixe o mesmo tempo). Alguns legumes como a mandioca e a beterraba precisam ficar mais tempo aproximadamente mais uns 40 minutos, por isso você pode adicionar um pouquinho mais de água.
- Depois do tempo de cozimento dos legumes, retire a tampa da panela e deixe a água secar, caso tenha muita água e os legumes já estejam bem molinhos a ponto de você conseguir amassar com um garfo, jogue a água fora.
- Retire os pedaços de carne e amasse bem os legumes com o garfo, sem deixar nenhum pedacinho, faça uma papa.
- Por último, em uma panela coloque no fundo uma colher de chá de azeite e uma pitadinha (bem pequenininha) de sal, ligue o fogo e jogue a papa, mexa só para pegar o gostinho do azeite e já desligue o fogo. (O azeite não pode ser levado a altas temperaturas, pois ele libera algumas toxinas)
- Agora é só esperar esfriar e servir para o seu bebê. A quantidade varia de bebê para bebê, existem pequenos mais comilões, mas em média 200 ml, a medida de um vidrinho de papinha Nestlé. Quando ele começar a jantar você pode fazer a papinha para o almoço e para o jantar também.
DICA - Você pode congelar a papinha. Compre vidros do tamanho dos vidros que caiba 200 ml de papinha, lave-os com detergente e depois ferva, ai é só colocar a papinha e congelar.
=*sss no coração de todos