Geralmente a cólica começa após 15 dias de vida e dura até o final do terceiro mês, mas isso não é um padrão. Com a Mariana foi bem diferente, as cólicas começaram na segunda semana de vida e duraram umas duas semanas, porém foram duas semanas intensas, de muito choro. Claro que toda mãe fica a mil, pois dói demais na gente ver nossos filhos sofrendo, uma coisa eu digo, é preciso ter muita paciência e não se desesperar, você tem que passar segurança para seu baby e dar muito carinho e atenção para seu pequeno.
Bom, mas vamos falar dos truques que podem ajudar a mamãe e o bebê nessa fase.
- Remedinhos - Converse com o pediatra, ele vai te receitar remédios anti-gases, esses ajudam a amenizar a cólica, agem impedindo a formação de gases, por isso geralmente são indicados para serem tomados pela manhã, todos os dias. Também tem os remédios para dor, mas sinceramente nunca vi e nem ouvi falar de nenhum que funcionasse.
- Bolsa térmica em gel - Santa bolsa de água quente, foi a salvação para as cólicas da Mariana. Você pode comprar somente a bolsa em gel, ou ela com uma bolsa protetora. Primeiro ferva bastante água, desligue o fogo e deixe a bolsa de molho conforme o tempo indicado na mesma. Depois coloque na bolsa protetora ou enrole em uma toalha, antes de colocar sobre a barriga do bebê, teste a temperatura colocando sobre seu braço, ela deve estar morninha. Depois que colocar, de 2 em 2 minutos tire e veja se a barriga do bebê não está muito quente. Você pode deixar até esfriar ou até seu bebê se acalmar e pode usa-lá várias vezes ao dia (O preço das bolsas são os mais variados possíveis, eles variam de 8 a 200 reais e todas tem o mesmo resultado).
- Massagem - As massagens ajudam muito e também é uma forma de deixar o bebê mais calmo. Você pode fazer duas massagens, a primeira é fazer massagem com a ponta dos dedos em volta do umbigo em sentido anti-horário, para os seus dedos deslizarem com mais facilidade você pode usar um óleo próprio para bebê, na Mariana eu uso o óleo da Johnson's Baby A Hora do Sono (R$ 12,00 a R$ 16,00). A outra massagem é flexionar as pernas do bebê juntas, pressionando levemente a barriga com os joelhos. Ambas as massagens ajudam o bebê a eliminar os gases.
Espero que ajude e não se esqueçam mães e pais, o principal é muita paciência e muito carinho.
=*s no coração de todos!!!